Cirurgia de Desvio de Septo – Septoplastia

Cirurgia desvio de septo nasalA cirurgia de desvio de septo nasal (septoplastia) trata-se de uma cirurgia empregada para aliviar as queixas de nariz entupido, sinusites de repetição, dores de cabeça, dificuldades no olfato e no paladar.

O septo nasal é a estrutura que divide por dentro as duas fossas nasais. Quando, por algum motivo, o septo não está centrado (meio do nariz) ele se torna um obstáculo para a passagem de ar, dificultando a respiração.

O desvio do septo pode ser causado por traumas e falhas no crescimento, impedindo o bom fluxo de ar pelo nariz. Essa má ventilação piora a qualidade respiratória, com impacto importante no sono e no dia a dia.

Sobre a septoplastia

Cirurgia desvio de septo nasal - SeptoplastiaComo falado no inicio dessa página, a septoplastia é uma cirurgia realizada para corrigir o desvio de septo.

A cirurgia de septoplastia é feita da seguinte forma:

1. O septo nasal, como todo o restante da cavidade nasal, é coberto pela mucosa nasal. O primeiro passo da cirurgia consiste em se levantar esta cobertura, para que se exponha todas as alterações ósseas e cartilaginosas do septo.
  2. As partes do septo que estão desviadas são removidas e o septo é então centralizado.
  3. A mucosa é posta novamente sobre o septo nasal.
  4. O cirurgião pode optar por colocar um molde para reposicionar a mucosa e o septo nasal, além de tampões nasais para evitar sangramentos.
  5. O molde (splint nasal) é retirado cerca de uma semana depois da cirurgia, em consultório.

A cirurgia de desvio do septo nasal (septoplastia) pode ser feita com anestesia geral ou local, com um tempo de duração que varia entre uma hora e uma hora e meia.

A internação hospitalar é necessária, mas por pouco tempo. O paciente geralmente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte à operação. A cirurgia não deixa cicatrizes ou marcas.

Quando a cirurgia é indicada?

A septoplastia é indicada quando o desvio de septo provoca:

• Nariz entupido;
  • Sinusites;
  • Dor de cabeça;
  • Ronco e apneia do sono (depende do caso).

Riscos da Septoplastia

Antes de mais nada, é muito importante na consulta pré-operatória o médico deixar claro os riscos desse tipo de cirurgia. Exatamente por isso que escolher um cirurgião responsável e experiente é um fator determinante para o sucesso da sua cirurgia.

Ter febre e dor são comuns no pós-operatório da septoplastia, mas são facilmente controláveis por analgésicos – indicados sempre pelo médico responsável.

Os sangramentos é outra coisa que pode acontecer no pós-operatório, normalmente são muito ligeiros e melhoram com repouso e compressa fria. A atenção deve-se pelos sangramentos muito intensos que devem ser acompanhados pelo médico responsável.

Outros riscos da cirurgia de desvio de septo são:

• Infecções;
  • Hematomas;
  • Perfuração do septo;
  • Retorno do desvio do septo;
  • Aderências entre as paredes do nariz (sinéquias);
  • Retorno do aumento das conchas nasais;
  • Complicações da anestesia geral;

Os riscos citados acima não acontecem com todos. Alguns são extremamente raros de acontecer, porém a riscos.

Cuidados pós-operatório da cirurgia de desvio de septo

Nos primeiros dias após a septoplastia pode ocorrer um pouco de sangramento nasal e pode haver vômitos, geralmente com sangue escuro que foi engolido durante a operação. A ocorrência de vômitos repetidos ou com sangue vermelho vivo deve ser comunicada ao médico.

Os cuidados pós-operatório da cirurgia de septo nasal é praticamente igual aos cuidados pós-operatório da rinoplastia. Os principais cuidados são:

• Ficar em casa, em repouso, nos primeiros dias de pós-operatório;
  • Nos primeiros dias a alimentação deve ser liquida, conforme orientação médica;
  • Não usar óculos até o médico liberar;
  • Lavar o nariz conforme as orientações do médico;
  • Evitar banhos muito quentes, pois também podem favorecer sangramentos;
  • Não tomar sol até o médico liberar;
  • Atividades físicas devem ser evitadas durante os primeiros dias.

Tem outras dúvidas sobre a cirurgia de nariz? Então, essa página pode te ajudar!

Avaliação inicial

A avaliação inicial tem como objetivo entender as suas expectativas, esclarecer dúvidas, além de fornecer todas as informações que você precisa antes de tomar a decisão e realizar a sua cirurgia.

Na avaliação inicial será respondidas dúvidas como:

• Quais os exames necessários;
  • Em que data a cirurgia poderá ser realizada;
  • Qual o tempo de internação;
  • Como funciona a recuperação;
  • Quais os riscos da cirurgia;
  • Quais os benefícios da cirurgia;
  • Quais os cuidados necessários antes e depois da cirurgia;
  • Em quanto tempo é possível retomar as atividades normais;
  • Qual o preço final da cirurgia;
  • Entre outras dúvidas.

O processo de avaliação inclui também uma história nasal minuciosa, com exame anatômico preciso da estrutura nasal interna e externa. O cirurgião deve ser capaz de enxergar e entender a anatomia do nariz com os seus dedos, através da palpação.

Somente depois da avaliação inicial que será feito todo o planejamento da cirurgia de desvio de septo.

Preencha o formulário abaixo para realizar uma avaliação necessária para seu caso: