Rinoplastia Pós-Operatorio → Cuidados e Recomendações

Rinoplastia Pós-OperatorioA cirurgia de rinoplastia possui um pós-operatório diferente das demais cirurgias plásticas, isso porque o nariz é a área do corpo que mais tempo demora para desinchar e cicatrizar após uma intervenção cirúrgica.

Exatamente por isso que ter paciência é fundamental no pós-operatório.

Por ser uma região muito delicada, o pós-operatório da rinoplastia exige cuidados específicos para uma correta recuperação após uma cirurgia.

Além dos cuidados pós-operatório da rinoplastia é bom que você saiba também os principais sintomas dessa cirurgia.

Cuidados pós-operatório da rinoplastia

É muito importante destacar que a grande maioria dos pacientes que fazem a rinoplastia passam somente o dia na clínica ou hospital, em observação, e recebem alta no mesmo dia.

Veja abaixo uma lista de recomendações pós-operatórias para pacientes submetidos a cirurgias no nariz.

  1. Durante o dia da cirurgia e nos próximos dois dias, faça aplicação vigorosa de gelo na face (abaixo dos olhos) para minimizar edema e equimose.
  2. Para controle da dor (apenas se houver) tome somente as medicações prescritas pelo seu médico.
  3. Utilizar somente os remédios indicados pelo médico.
  4. Nos primeiros dias mantenha sua cabeça elevada com travesseiros ao deitar.
  5. Manter o repouso absoluto pelo tempo indicado pelo médico.
  6. Evite o contato com raios solares para uma correta recuperação para evitar tanto o aumento do inchaço, como o aparecimento de manchas na pele.ão após uma cirurgia.
  7. Nos primeiros dias faça uma alimentação mais leve, dando preferência aos alimentos que não exigem mastigação vigorosas com pouco sal.
  8. Durante a primeira semana em que estiver com o curativo externo, deverá lavar o cabelo evitando o contato direto da água com o curativo nasal.
  9. Óculos deverão ser evitados por até quatro semanas.
  10. Qualquer retoque cirúrgico deverá ser realizado após seis meses, época em que a maioria do edema já foi reabsorvido e quando é possível se julgar alguma pequena deformidade.
  11. Não assoar o nariz para evitar a pressão no local.
  12. Se possível, evite ambientes secos para melhorar a respiração.
  13. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nos primeiros dias de recuperação.

Retorno ao trabalho

Retorno ao trabalhoUma dúvida muito frequente dos pacientes é relação ao retorno do trabalho. De modo geral é recomendado ficar ao menos uma semana afastada das atividades profissionais, pois esse tempo é o suficiente para o inchaço diminuir e a aparência melhorar, além de já terem sido removidos os pontos e boa parte dos curativos da cirurgia.

Mas, isso não significa que você não possa ir trabalhar antes, caso esteja se sentindo bem. Sobre os hematomas e inchaços podem ser totalmente escondidos usando alguns truques de maquiagens.

Atividade física

Aqui é preciso um pouco mais de paciência. Sendo assim, o retorno à prática de exercícios físicos deve ser gradual, pois os esforços físicos causam o aumento da pressão arterial que, por sua vez, poderá aumentar o inchaço e causar sangramento nasal.

De modo geral é liberado a prática de exercícios físicos após no mínino três a quatro semanas após a cirurgia, desde que com baixa intensidade como uma caminhada e a partir do segundo ou terceiro mês voltar à prática de exercícios mais pesados como a musculação.

Uso de óculos

Usar óculos - cuidados pós operatórioHá restrição quanto ao uso de óculos durante a recuperação da rinoplastia pelo fato de que um peso constante no dorso nasal poderia causar uma leve deformação no local ainda não recuperado totalmente.

Durante a recuperação da rinoplastia os cirurgiões plásticos orientam para que o uso dos óculos seja evitado e, em média, retorne apenas após 30 dias, se possível.

Tomar sol

Tomar Sol - pós-operatórioNão tomar sol nas primeiras semanas é muito importante, pois sua pele apresentará maior sensibilidade e isso inclui uma maior propensão à manchas e descamação.

O cuidado aqui é não tomar sol na região operada, no caso o nariz e nas suas proximidades. É muito importante proteger-se bem com chapéus e protetor solar e não sair nos horários com maior incidência de radiação solar.

Recuperação da rinoplastia

A recuperação da rinoplastia requer certos cuidados e muita paciência do paciente, principalmente nas primeiras semanas.

É muito importante sempre conversar com seu médico sobre os cuidados pós-operatório.

Apesar da recuperação da rinoplastia ser um período delicado e que exige cuidados específicos, a maioria das pessoas que realizam o procedimento diz que todos os esforços valem a pena.