Sintomas da Rinoplastia no pós-operatório

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico, e por isso, a competência do cirurgião é essencial para evitar riscos e para que o resultado seja como esperado.

Existem alguns sintomas que podem e certamente vai acontecer com o paciente depois de feito a cirurgia. Sintomas que são normais, mas que devem ter atenção dobrada do paciente.

Caso o paciente venha a fazer retoques, os sintomas, obviamente, perdurarão por mais tempo e a recuperação da rinoplastia será bem mais demorada.

Os sintomas falados aqui não aparecem para todas as pessoas, tudo isso vai depender do tipo de cirurgia feita e como ela foi feita.

Apesar de alguns sintomas serem desconfortantes, a maioria das pessoas que realizam o procedimento diz que todos os esforços valem a pena.

Dor

DoresInfelizmente não tem como escapar da dor na rinoplastia. Independentemente do tipo de rinoplastia feita, é comum que, nos primeiros dias o paciente sinta dor no local e também dor de cabeça.

Mas caso você sinta dores intensas e insuportáveis, há grandes chances de que você esteja com uma infecção. Portanto, caso isso ocorra durante a recuperação da rinoplastia, procure seu médico o quanto antes.

Sangramentos

SangramentosPode ser muito comum na primeira semana haver sangramentos no pós-operatório. No entanto, caso o sangramento seja excessivo, consulte seu médico. Após o início das lavagens, sairá uma secreção sanguinolenta e mais clara durante os primeiros dias. A lavagem com soro precisa ser mantida por todo pós-operatório, por um período de 15 a 30 dias.

Sangramentos maiores devem ser relatados imediatamente ao cirurgião.

Congestão nasal

Congestão nasalA congestão nasal é um dos maiores desconfortos na primeira semana e é um dos sintomas mais comuns entre os pacientes que fizeram a rinoplastia. Essa dificuldade para respirar ou sentir cheiro vem nos primeiros dias e vai diminuindo paulatinamente durante as semanas.

O motivo é o inchaço do nariz que causa a obstrução das vias aéreas.

É muito importante evitar de assoar o nariz, ou, soe o nariz com o consentimento do seu médico. O motivo é há suturas que poderão ser desfeitas. Por isso, todo cuidado é pouco!

Inchaço

InchaçoOs inchaços é muito comum nas primeiras semanas. Os inchaços aparecem tanto na região do nariz, quanto na região das bochechas e dos olhos após a operação.

É maior quanto mais agressiva a cirurgia e quanto mais grossa a pele. Determinante para o resultado final, pode durar meses até sua regressão adequada.

Hematomas na região da face são mais frequentes nos casos em que há a necessidade de fraturar o nariz para afiná-lo.

Inchaço na região do lábio superior também é comum, e pode dificultar um pouco o ato de sorrir ou de fazer bico.

Insônia

InsôniaA insônia pode ser uma das consequências da congestão nasal. Se a insônia incomodar muito, é possível pedir ao médico a indicação de um indutor de sono, porém, deve-se evitar o uso de medicamentos por conta própria.

Cuidados pós-operatório

Existem cuidados fundamentais após a cirurgia de rinoplastia, cuidados que se não levados em conta, pode prolongar e muito sua recuperação e trazer um resultado bem abaixo do esperado.

Para que você não corra esse risco, clique aqui e saiba os cuidados pós-operatório.